segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


Tecnologias Verdes:

(Vantagens e desvantagens)

 

O mundo não é mais o mesmo. As grandes indústrias, juntamente com a própria humanidade, vêm destruindo o meio ambiente e, em muitos casos, de forma irreversível. Sendo assim, muitas são as pesquisas voltadas para a área de preservação ambiental e sustentabilidade. Hoje em dia, os maiores responsáveis pelo mau uso dos recursos naturais são os 3 sectores da nossa economia. A falta de informação aliada à ausência de fiscalização criam condições favoráveis para o agravamento da degradação ao meio natural.

 

*      Como aplicar respostas rápidas?

 

O acesso à informação e a novas tecnologias são oferecidas em tempo real. Novos produtos, assim como novas ideias, são criados e aprimorados a cada segundo no mundo e mostrados através da internet. Dessa forma, é em função dessa tecnologia produzir novos aparelhos e softwares mais sofisticados com objetivo de introduzi-los no mercado, para auxiliar o combate à deterioração do ambiente.

Entre elas está a Tecnologia Verde, expressão usada pelo setor de tecnologia para incorporar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade, a importância das empresas estabelecerem parâmetros para a área ambiental. Como exemplos, pode-se citar o uso de aquecedores de água que utilizam energia solar em hospitais, o uso da hidropónica, na agricultura.

No setor de tecnologia da informação, a utilização dos servidores de informação, serviço que vem sendo cada vez mais procurado no mercado, que são centros que armazenam informações para uma determinada empresa. Isto reduz, nitidamente, nos gastos da instituição, já que a mesma não irá necessitar investir em equipamentos apropriados para a operação de armazenamento de dados.

O desenvolvimento da energia eólica no mundo apresenta-se como uma das mais importantes e promissoras tecnologias na geração complementar de energia limpa. Os resultados encontrados mostram que é possível gerar energia limpa de forma competitiva, dentro do novo contexto do setor elétrico.

Por outro lado, reduzindo gastos, minimizando desperdícios e conscientizando seus funcionários a agirem com atitudes verdes, a empresa tende a aumentar consideravelmente sua margem de lucro, o que no fundo é o que mais interessa a mesma.

 

 

Custos

São cada vez mais as aplicações e aparelhos que procuram aliar avanços tecnológicos com a preservação do meio ambiente.

Se a oportunidade de salvar o mundo dos desastres ambientais não é razão suficiente para as empresas de tecnologia, há um incentivo que as grandes corporações não podem ignorar - dinheiro. Os projectos e soluções relacionado as tecnologias verdes permitem a redução de gastos com energia eléctrica consumida pelos equipamentos. Em relação aos investimentos, a tecnologia verde desempenha um papel importante para eliminar as novas necessidades de investimentos, uma vez que optimiza a utilização e a vida útil dos activos.  O objectivo é economizar recursos e ou reduzir gastos de energia.

Os equipamentos que garantem a preservação da natureza vão desde produtos simples que podem ser utilizados em residências, até grandes invenções voltadas para empresas, capazes de gerar benefícios para o ar, solo e água de toda uma região. Para resolver a questão do tratamento de esgoto, por exemplo, já existem sistemas, através dos quais tanques são instalados para o tratamento da água. Eles permitem sua reutilização para outros fins, como irrigação de jardins, limpeza, sistema de ar condicionado, entre outros. Assim, a economia é duplamente vantajosa: para a natureza e para os bolsos.

 

*      Exemplos de tecnologias limpas:

 

*      Criação de móveis (ex: sofás) construídos com garrafas PET (garrafas de plástico);

*      Aquecedor Solar composto de materiais reutilizados (Garrafas PET e embalagens tetra-pac);

*      Forno Solar;

*      Reaproveitamento da Água (utilização da água da chuva, para molhar plantas, lavar roupas, usar em descargas nos banheiros, etc.

*      Geradores de energia eólica para residências;

*      Tijolos ecológicos;

*      Utilização de sacos de pano para reduzir o uso de sacos de plástico;

*      Carros ecológicos;

*      Carregadores solares;

*      Computadores ecológicos (capaz de gastar menos 70% de energia que os computadores ditos normais);

*      Google Black (Se a cor primária fosse preta, em vez de branca, o planeta economizaria 3 mil MWh por ano - o suficiente para abastecer uma cidade de 100 mil habitantes durante um mês).

 


Formandos: Andreia Marques, Diogo Oliveira, Vanessa Augusto, Vânia Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário