segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Poluição e Saúde Pública

 

Poluição Ambiental

O ser humano é o maior responsável pela poluição ambiental. E as substâncias poluentes, por sua vez, chegam ao organismo humano nos alimentos que ingere, na água que bebe, no ar que respira. Os pesticidas, os fertilizantes e outros poluentes do solo contaminam os nossos alimentos e podem provocar intoxicações, alergias e cancro.

 

Em que é que a Poluição do Ar prejudica na saúde pública?

A Poluição coloca a saúde da sociedade em perigo. As doenças associadas à poluição do ar por partículas inaláveis são uma das dez principais causas de morte nos países desenvolvidos. O NO2 é um gás irritante que pode causar alterações da função respiratória, hiper-reactividade brônquica nos asmáticos e um aumento da sensibilidade dos brônquios nas infecções em crianças. Também as PM10 penetram no aparelho respiratório e podem atingir os brônquios e os alvéolos pulmonares ou causar alergias, asma, irritação crónica das mucosas, bronquite, enfisema pulmonar e pneumoconiose (acumulação de pó nos pulmões).

Um estudo levado a cabo pelo Instituto Nacional de Saúde concluiu que o aumento súbito de pequenas partículas poluentes na atmosfera contribui para elevar o risco relativo de morte. Segundo o estudo, que terminou recentemente, o acréscimo de 10 microgramas por metro cúbico de PM10 eleva o risco relativo da mortalidade em 0,66 por cento, considerando todas as idades e sexos. Nas mortes causadas por doenças do aparelho circulatório, o estudo estima que o risco relativo suba para 1,15 por cento.

Mortes prematuras e redução de seis meses na esperança média de vida da população são a face visível das consequências na saúde da degradação da qualidade do ar nas principais zonas urbanas portuguesas.

Para os próximos anos o cenário continua a não ser animador: a poluição do ar deverá provocar 230 mil mortes prematuras em 2020 em toda a Europa e os custos dos prejuízos para a saúde humana estão estimados entre 189 e 609 milhões de euros.

 

Em que é que a Poluição do Solo prejudica na saúde pública?

A poluição do solo e da água favorece o desenvolvimento de micróbios que, por sua vez, podem provocar doenças infecciosas.

 

Em que é que a Poluição Sonora prejudica na saúde pública?

Surdez, problemas cardíacos e nervosos, insónia e o estado de fadiga permanente são alguns dos efeitos orgânicos provocados pela poluição sonora.

Vídeos a consultar: http://youtu.be/m6VRFJ01He4

Formandas: Andreia Marques, Vanessa Augusto, Vânia Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário