sexta-feira, 4 de janeiro de 2013


A Poluição na Praia da Areia Branca

O rio Grande ou Ribeira dos Palheiros é um pequeno rio sazonal com cerca de 25 km de comprimento que atravessa o concelho da Lourinhã. Nasce no Bombarral, na Moita dos Ferreiros e tem a sua foz no Oceano Atlântico, na Praia da Areia Branca.

Tem-se vindo a notar uma grande retenção de poluição, num grau elevado, o que leva a questionar muitos dos banhistas nessa mesma estância balnear, devido à qualidade da água, podendo não ir ao encontro das normas da Bandeira Azul, o que os levam a manifestar-se perante essa mesma situação.

Até à data, muitas das campanhas políticas prometeram solucionar o problema mas sem quaisquer resultados positivos. Grande parte das águas residuais da pecuária e outras indústrias da zona, continuam a desaguar no rio, sem passar pelas ETAR’s existentes no concelho, aumentando assim as dificuldades para eliminar este problema.

Segundo uma entrevista dada a um jornal da zona, o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, nega que a poluição do rio afecte a qualidade da praia, visto que “o curso do rio está fechado e não entra em contacto com a praia”. Adiantou também que iria se reunir com técnicos da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Tejo, para colmatar a poluição do Rio Grande, removendo lamas acumuladas no fundo e poder erguer a Bandeira Azul, evitando queixas de banhistas, como é o caso de Ângela Caetano, que argumentou “a Praia da Areia Branca sul comunica directamente com o esgoto, delimitado por uma vedação frágil a informar que não se pode tomar banho”.

Contudo, o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, assegurou que as últimas análises comprovam a certificação da qualidade e permanência da Bandeira Azul.

Presentemente, o concelho da Lourinhã tem uma parceria com a empresa Águas do Oeste, estando a tentar uma nova abordagem para despoluir o Rio Grande.

 

Formandos: Daniel Belo; Rodolfo Fonseca; José Marteleira.

Sem comentários:

Enviar um comentário