segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Os problemas ambientais vividos no mundo hoje são consequência direta da intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios ambientais no planeta, comprometendo a vida dos seres vivos. Um dos principais problemas vividos pela humanidade nos dias de hoje é o efeito estufa, trata-se de um fenómeno decorrente do aprisionamento da energia solar que deveria ser dissipada mas que permanecem na atmosfera em função do aumento da concentração dos chamados gases estufa.
O nosso dever para com o planeta Terra é protegê-lo!
 
Poluição do ar
  • Pelas chuvas ácidas que resultam da mistura da transformação química de certos produtos lançados na atmosfera pela indústria e pelos veículos motorizados com o vapor d’água, dando origem a ácidos como por exemplo o ácido sulfúrico. A chuva ácida não é mais do que o retorno destes gases, em forma de ácidos para a superfície da Terra. Os ácidos daí resultantes são responsáveis pela destruição de florestas e morte de animais, pois vai tornar ácidas as águas dos rios, lagos e mares.
·         Mortes prematuras e redução de seis meses na esperança média de vida da população são a face visível das consequências na saúde da degradação da qualidade do ar nas principais zonas urbanas portuguesas.
·         As doenças associadas à poluição do ar por partículas inaláveis são uma das dez principais causas de morte nos países desenvolvidos. Em Portugal, os dados de 2004 apontam para a ocorrência de 4000 mortes prematuras, devido ao aumento da mortalidade associada a doenças cárdio-pulmonares e cancros pulmonares, e para uma redução de seis meses na esperança média de vida da população exposta aos níveis excessivos deste poluente.
 
Poluição da água
·         Poluição das águas é um tipo de poluição causado pelo lançamento de esgoto residencial ou industrial não tratados em cursos d'água (rios, lagos ou mares) ou ainda pela contaminação por fertilizantes agrícolas.
 
Poluição química
·         A poluição química está relacionada com despejos industriais em rios. As substâncias provenientes desses despejos não sofrem decomposição (ou decompõem-se muito lentamente), como: minerais, sulfatos, fosfatos, metais pesados, compostos orgânicos naturais e/ou sintéticos, etc., sendo que os dois últimos representam sérios riscos à saúde humana.
Anualmente, milhões de toneladas de compostos orgânicos sintéticos e inorgânicos são produzidos globalmente. Esses compostos são empregados largamente na produção de plásticos, fibras sintéticas, borrachas sintéticas, solventes, pesticidas, agentes preservantes de madeira, entre uma centena de outros produtos. Em função de suas estruturas químicas muito desses compostos são resistentes a biodegradação. Grande parte dessas substâncias não faz parte da cadeia alimentar da biota aquática. Sendo assim, os efeitos desses compostos sobre os organismos aquáticos não são totalmente conhecidos. No homem, muitos deles podem ser mutagênicos, cancerígenos ou, ainda, teratogênicos. Além de aumentar os riscos de doenças, como difusões nos rins, no fígado, esterilidade e inúmeros problemas de natureza fisiológica ou, ainda, neurológicos.
 
Poluição do solo
·         A poluição do solo é qualquer alteração das suas características naturais através da deposição, descarga, infiltração ou acumulação no solo de produtos poluentes.
 
Principais Fontes de Poluição Atmosférica:
ü  Incêndios Florestais
ü  Actividade Industrial
ü  Poluição Rodoviária
ü  Actividade Agrícola
 
Substâncias que Poluem o ar:
ü  Compostos de enxofre;
ü  Compostos de nitrogénio;
ü  Compostos orgânicos de carbono;
ü  Monóxido e dióxido de carbono;
ü  Compostos halogenados;
ü  Material particulado.
 
Formandos:
Daniel Belo
José Marteleira
Rodolfo Fonseca

 

Sem comentários:

Enviar um comentário