segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Poluição e Saúde Pública

 

Atmosfera

A atmosfera é um recurso global, sem fronteiras, que determina todas as manifestações climáticas e constitui um suporte básico da vida.

O ser humano é o maior responsável pela poluição ambiental.

E as substâncias poluentes, por sua vez, chegam ao organismo humano nos alimentos que ingere, na água que bebe, no ar que respira.

 

Poluição do solo

A poluição do solo e da água favorece o desenvolvimento de micróbios que, por sua vez, podem provocar doenças infecciosas.

Poluição Atmosférica

·       Os poluentes atmosféricos aumentam as taxas de mortalidade por doenças pulmonares crónicas.

·       O buraco do ozono na atmosfera tem consequências graves nos seres vivos, sendo uma delas o aparecimento de cancro na pele.

Poluição Sonora

Surdez, problemas cardíacos e nervosos, insónias, estados de fadiga permanente, são alguns dos efeitos orgânicos provocados pela poluição sonora.

 

Saúde Pública

A saúde pública centra a sua acção a partir da óptica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações. Na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos, com o objectivo de organizar sistemas e serviços de saúde, actuar em factores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de acções de vigilância e intervenções governamentais.

 

Formandos:

Tiago Rolim, Cheila Ferreira, Sandrine Mourão

 

Sem comentários:

Enviar um comentário